Curiosidades

2002 - Maestro André Franzoni Alexandre arranjou "Maria", em 9 de fevereiro, e dedicou ao coral como "pequeno incentivo". Foi a primeira peça a duas vozes trabalhada pelo grupo.

2002 - Em 24 de abril, ocorreu a  primeira apresentação do coral, por ocasião do aniversário do Presidente do TCE/SC. Além do Parabéns à você, as primeiras peças ensaiadas, "Mulher Rendeira da Ilha" e o Baião de Edino Krieger.

2002 - Primeiro show do coral "Nossa Gente", em homenagem ao servidor público, no auditório do TCE, em 25 de outubro. O coro cantou, em memória de Hélio Teixeira da Rosa, a música "Aquela Canção" de autoria do regente. A viúva de Hélio Teixeira estava na plateia. Devido ao sucesso, o show foi reapresentado em 30 de outubro.

2003 - Durante coquetel na 18º Feira de Livro, realizada no Beiramar Shopping, uma escada utilizada para fixar adornos no teto do local caiu sobre o teclado do regente. A escada bateu em uma das pontas do teclado, que fez uma pirueta no ar. Houve feridos! A organização pagou pelo conserto do instrumento.

2003 - Os coralistas Marcelo Brognoli da Costa e Elusa Cristina Costa Silveira trabalharam com o regente na redação do Regimento do Coral. 

2004 - Em 28 de abril, o coral reuniu-se na churrascaria Meu Cantinho, do Kobrasol, para seu encontro "Jantarokê". 

2004 - O coral cantou o Hino do TCSC composto pelo conselheiro substituto e maestro Altair Debona Castelan (música) e José Roberto Queiroz (letra), no III Simpósio Técnico dos Tribunais de Contas, promovido pelo Instituto Ruy Barbosa & Instituto de Contas do TCE/SC, realizado no Centro-Sul, em 5 de maio.

2004 - O baterista Rodrigo Paiva ministrou oficina de percussão para os coralistas de 26 a 30 de julho, no auditório do TCE/SC.

2004 - Além do Coral Hélio Teixeira da Rosa, o Musipratos teve como atrações Grupo de Capoeira Quilombola, Seu Maneca e sua filha, os dançarinos Luis & Alexandra Kirinus e o Duo André & Isa (Voz e violão). O regente cantou repertório de música popular brasileira durante o jantar.

2004 - O regente fez versão em português para o início da partitura Natal Branco. "Chegou o Natal e você quer ver um mundo de amor e paz. Sofrimento nunca mais. Sua parte é você quem faz. Talvez se acreditar no amor e esquecer mágoas e rancor." (em 1º de dezembro).

2005 - Em 21 de fevereiro, o Presidente do TCE Luiz Suzin Marini requisitou a sala de ensaios. O coral passou a ensaiar no anexo (antiga Associação dos Engenheiros).

2005 - O Maestro Carlos Lucas Besen regeu o coral durante sua participação no recital de música brasileira, uma das atrações do ABC Encanta, no teatro do Colégio Menino Jesus, em 9 de julho. O evento foi co-produzido pelo coral, Estúdio Vozes e Sociedade Vida e Movimento. As músicas cantadas foram Rancho de Amor à Ilha e Lagoa da Conceição.

2005 - A Banda Stagium 10 foi a atração do baile que ocorreu após o jantar na segunda edição do Musipratos.

2005 - Na cerimônia de 50 anos do TCE/SC, o coral interpretou "Va, pensiero, sull'alli dorati" (Coro dos Escravos Hebreus, do 3º ato da ópera Nabuco, de Verdi), acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina; no Teatro Álvaro de Carvalho em 4 de novembro.

2006 - Durante todo o ano foram desenvolvidas atividades de pré-produção do CD. Em 25 de maio, o projeto já tinha o título de "Ilha Solidária" e incluía uma faixa com solo da soprano Cláudia Todorov, acompanhada do coral. A música seria "Cool Lagoon", de Luiz Henrique. A gravação não ocorreu em virtude da licença médica da cantora.

2006 - Em 17 de julho, o coral abriu vagas para a comunidade. Ernani Ros da Luz e Maria da Graça Silveira Caldeira de Andrada foram os dois primeiros "não-servidores" a integrar o coral. 

2006 - Luiz Gustavo Zago foi uma das atrações do Musipratos à Manezinho, ao lado de Sílvio Mansani, no Clube Doze de Agosto. No ano seguinte, ele foi contratado como pianista do coral.

2006 - A arte do cartaz do Musipratos à Manezinho foi desenvolvida pela filha da coralista Elsa, Nisandra Francisco Bueno.

2007 - As gravações do CD iniciaram em 6 de fevereiro. O instrumental de Lagoa da Conceição foi o primeiro a ser gravado. Foram necessárias 4 horas e trinta minutos de estúdio para tanto.

2007 - Todos os compositores assinaram autorização para gravação de suas músicas. Vera Caldeira de Andrada intermediou o contato com a família de Nélson Wagner, para os direitos de reprodução da música Terra das Aroeiras. Encontrar a família de João Carlos de Souza foi um capítulo à parte. A viúva só foi localizada em 31 de maio, nas vésperas do CD ser encaminhado para a prensagem. Neste dia, a sala que o coral usava para seus ensaios (nas antigas instalações do Corpo Especial, no 1º andar do edifício sede) começou a ser demolida, com todos os equipamentos do coral em seu interior.

2007 - As músicas Lundum e Canção Praieira nº 4 seriam acompanhadas apenas por instrumentos virtuais (samplers). Tiveram seus arranjos remodelados na última hora, em virtude de problemas de leitura dos arquivos midis gerados no computador do arranjador. A solução encontrada para Lundum foi deixá-la apenas com vozes e percussão. Para Canção Praieira, foram chamados músicos que se adequaram à proposta do arranjador.

2007 - Em 1º de junho, o regente aceitou convite de Valéria Gouvêa Ghanem para instalar-se na Biblioteca do TCE/SC, até que fosse definida uma nova sala para a regência do coral. 

2007 - A última música do CD a ser mixada e masterizada foi "Ilha", que viria a ser a primeira faixa do álbum. Esse trabalho foi realizado em 7 de junho, feriado de Corpus Christ.

2007 - Uma pintura da servidora Liliane Candomil Farias Cabral foi a primeira proposta do regente para ilustrar a capa do CD do coral. A imagem que acabou reproduzida foi uma foto de Teka Ribeiro - um teste de iluminação que a fotógrafa havia feito quando da sessão para o encarte foi a escolhida pelo regente.

2007 - O pianista Luiz Gustavo Zago começou suas atividades no Coral em 11 de junho.

2007 - O Teatro Álvaro de Carvalho seria o local de lançamento do CD, mas a Presidência do TCE entendeu que seria melhor no auditório da Casa. Foi realizado em 14 de agosto. A banda era composta por Luiz Gustavo Zago e Denise Castro, nos teclados; Juvenil no acordeão; Wellington de Sá na bateria; Marcos Wagner no violão; Rafael Calegari no contrabaixo e cavaquinho; Marina Beraldo na flauta. O servidor Dirso Anderle participou com sua harmônica na música "Nas Manhãs do Sul do Mundo", como no CD e o Maestro Altair Debona Castelan e seu acordeão, na música de sua autoria, "Ilha". 

2007 - Em 20 de setembro, a Consultoria Geral disponibilizou uma sala para as atividades de direção do coral. O coralista Marcelo Brognoli da Costa era o Consultor Geral.

2007 - Para participação na solenidade de abertura das II Olimpíadas de Servidores de Organismos de Controle Público do Mercosul, realizadas em novembro na Proeb (Blumenau), o coral gravou o Hino Nacional da Argentina.

2008 - Em 22 de abril, o regente encaminhou à Presidência do TCE Plano de Ação do Coral.

2008 - O coral gravou, com a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina, o hino da padroeira da cidade de São Francisco do Sul. A música intitulada Santa Senhora foi arranjada pelo Padre Ney Brasil. Em 10 de setembro, no auditório do TCE/SC.

2009 - O regente escreveu uma letra para a música "Choro" de José Brasilício de Sousa. Depois de dois ensaios em março, ele desistiu de incluí-la no repertório, dada a resistência do grupo ao arranjo coral. 

2009 - O regente apoiou a iniciativa do projeto "Sexta Sonora", formulada por alguns servidores e prestadores de serviços, em busca de oportunidade para vivenciar a prática da música em grupo. Alguns desses músicos acompanharam o coral no espetáculo Livre, Leve e Solto em agosto no Teatro Álvaro de Carvalho, quando mostraram grande qualidade. A primeira edição desse projeto aconteceu em 27 de novembro, no auditório do TCE.

2010 - O coral participou da missa de investidura de novos irmãos e irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, em 14 de março (domingo, 8h30min). O coral interpretou o hino "Senhor Jesus dos Passos" no encerramento da cerimônia.

2010 - Em 19 de março, o regente informou à direção do TCE/SC que não havia previsão de sala para o coral nas novas instalações do Tribunal de Contas.

2010 - Em junho, o regente começou projeto para encenar o folguedo do Boi de Mamão. O projeto previa a realização de um filme, cuja trilha sonora seria gravada pelo coral. Em 17 de março, foi encaminhado memorando solicitando autorização da presidência do TCE/SC para a participação do coral. Em 8 de julho, Luiz Gustavo Zago e Rogério Guilherme começaram os trabalhos de harmonia das peças que seriam gravadas pelo grupo. O regente compôs algumas músicas para os personagens incluídos na peça teatral de Gelci Coelho (o Peninha), que seria a base para o roteiro da produção cinematográfica. O projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

2010 - O coral lançou sua retrospectiva fotográfica no site do TCE/SC em 12 de julho. A divulgação incluiu também edital de abertura de vagas para os naipes do coral. 


2010 - O coral atendeu ao pedido da Dona Marlene para cantar na Missa de Domingo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, em 1º de agosto, 9h30min.

2010 - Em 17 de agosto, o regente solicitou seu afastamento do coral e voltou a desenvolver atividades como técnico do TCE/SC. Para sua vaga, indicou o barítono Giovane Pacheco e intermediou o processo de sua substituição.